7 de outubro de 2015

Otorexia

Cada vez há mais pessoas que aderem a um estilo de vida saudável: uma alimentação mais saudável e uma vida com mais qualidade. Em busca de um corpo mais são há quem se perca pelo caminho...

 Nunca como agora a preocupação com um estilo de vida e uma alimentação saudáveis esteve tanto na 'moda'. Existem cada vez mais espaços de venda de produtos biológicos, hoje todos sabemos o significado da palavra glúten e usamos cada vez mais as palavras detox e superalimentos. Muitas pessoas mudam os seus hábitos alimentares para atingirem o bem estar inexplicável. O problema surge quando a tentativamente ter mais bem estar se torna numa obsessão. A este problema dá se o nome de OTOREXIA.
 A pessoa vive em função daquilo que come. Este comportamento chega a condicionar a vida pessoal e social do indivíduo, já que os otoréxicos preferem passar fome a ter de comer alimentos que consideram impuros e culpam se de cada vez que há um deslize alimentar... Aquilo que as pessoas consideravam ser a solução para os seus problemas acaba por se tornar o problema... Adotar um estilo de vida saudável não significa que não se possa comer um bom bife com batatas fritas ou um doce de vez em quando! Somos aquilo que comemos, sim mas também somos aquilo que sentimos, ou como diz Bratman (pessoa que inventou a palavra OTOREXIA depois de se aperceber da sua obsessão em relação aos alimentos): 'Antes partilhar uma pizza com os meus amigos do que comer os meus vegetais sozinho'. 



COMO DIAGNOSTICAR?

Cinco respostas afirmativas ao seguinte questionário indicam um estado potencialmente patológico. -Gasta mais de três horas por dia a pensar na sua alimentação?
-Planeia as suas refeições com muitos dias de antecedencia?
-Considera a composição nutricional de um alimento mais importante do que a sensação de prazer que lhe provoca?
-Sentiu uma diminuição da sua qualidade de vida quando a qualidade da sua alimentação aumentou? --É cada vez mais rigoroso com as suas escolhas alimentares?
-Alimentar se de forma saudável aumentou a sua autoestima?
-Rejeita consumir alimentos de que gosta por os considera maus para a sua saúde?
-Tem dificuldade em comer fora de casa e afastou se de amigos e familiares?
-Culpa se de cada vez que ingere um alimento que considera impuro?
-Acredita que tem o controlo total quando se alimenta saudavelmente?

1 comentário:

  1. meu deus, eu acho que já fui mais ou menos assim kkkk eu até contava as calorias que ingeria por dia. Muito bom. Beijinhos :) https://littlegirlsinbigproblems.blogspot.pt/

    ResponderEliminar