12 de abril de 2016

Benefícios da Caminhada

Toda a gente sabe que faz bem praticar exercício físico, não só para manter a forma, mas também porque faz bem à nossa saúde.


Para quem não gosta de fazer exercício ou para quem não tem tempo é bom que comece a tirar pelo menos 45 minutos todos os dias (ou 4-5 vezes por semana) nem que seja para fazer uma simples caminhada pois traz imensos benefícios!


(Imagem retirada do Google)


1. Ajuda a emagrecer.
A caminhada, aliada a uma boa alimentação, pode ajudar a emagrecer: queima calorias e acelera o metabolismo.

2. Controla o colesterol e a diabetes.

3. Deixa os ossos mais fortes combatendo a osteoporose.
O impacto que os pés têm com o chão durante a caminhada faz com
que os ossos sejam beneficiados.

4. Fortalece os músculos.
Principalmente os músculos dos membros inferiores e isso pode 
contribuir, inclusive, a ter uma postura melhor, corrigindo os vícios
de má postura e sendo benéfico para quem sente dores na coluna.

5. Melhora a respiração.

6. Melhora a circulação do sangue.

7. Ajuda a dormir melhor mas também diminui a sonolência.
Caminhar faz com que o nosso corpo produza várias substâncias estimulantes, tais como a adrenalina. Estas substâncias fazem com que o corpo fique mais ativo nas horas posteriores à prática de exercício e melhora sono durante a noite.

8. Melhora o humor e afasta a depressão
Caminhar deixa-nos mais energéticos e ativos, pois garante a oxigenação do cérebro e, se praticada com frequência, a caminhada liberta uma substância conhecida como o hormónio do bem estar, promovendo uma sensação de prazer e uma maior animação para a vida.


Dicas

1. Fazer alongamentos no final.

2. Não caminhar em jejum, mas também não comer demasiado antes da caminhada.

3. Beber bastante água para manter o corpo hidratado.

4. Caminhada não é passeio. Encara a caminhada como uma atividade física e não andes como se estivesses num passeio, parando e recomeçando. É necessário ter ritmo.


Costumas praticar exercício? Então do que estás à espera!?


14 comentários:

  1. Por acaso costumo caminhar muito e adoro.

    http://www.flyingbirdie.blogspot.pt/

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  2. Adorava conseguir fazer caminhadas, mas sou tão preguiçosa.
    Beijinhos
    Clara Dinis
    docinhomorango7.blogspot.com

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    1. O que é preciso é força de vontade!
      Beijinhos

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  3. Estou á espera do bom tempo para ver se começo a caminhar todos os dias já que a preguiça é muita para o exercício físico!

    Beijinhos, Hellen
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

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    1. Pois é, este tempo não ajuda nada!
      Beijinhos

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  4. Mais um bom post Verinha e com excelentes dicas.
    Vamos lá caminhar. Caminhe pela sua beleza e pela sua saúde ;) :).
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

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  5. Adorei o post e todas as dicas! Fazia caminhada diariamente antes de me mudar, agora já tem quase seis meses que parei e não consigo disposição para retomar, apesar de saber que me fazia muito bem. Essa é uma de minhas metas desse ano e pretendo recomeçar.
    Adorei as inspirações. Sou muito tradicional e uso bolsas bem básicas e prefiro sempre as menores pois detesto carregar o mundo na bolsa, rsrs
    Bjs❤
    Abrir Janela

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  6. Oi Vera postei sobre a caminhada faz pouco tempo kkkk eu faço sempre que posso, pelo menos 3x na semana é realmente muito bom!!

    http://naiamelo.blogspot.com.br/ (Ciranda da Bailarina)

    Beijos

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    1. A sério!? Não tinha visto o teu post!
      Beijos

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  7. Confesso que via a caminhada como algo para as pessoas que não conseguem/podem correr e não sabia que tinha tantos benefícios. Eu costumo ir correr e pelo meio subo e desço o escadório da minha cidade (686 degraus!). É sempre bom estar a par destas informações :)
    Beijinho

    http://fashionunderconstruction.blogspot.pt/

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    1. Dantes também pensava assim, mas afinal é bem diferente!
      Beijinhos

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  8. Não sabia desses benefícios... amo fazer caminhadas, principalmente em lugares arbóreos.
    Muito interessante.

    Beijos,
    http://barbiedoll92.blogspot.com/

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