5 de maio de 2016

Como evitar as insónias e dormir melhor?

Se há coisa de que não gosto é ir para a cama cedo e não conseguir dormir! E acreditem que isto me acontece quase sempre! O pior é que no dia a seguir acordo cansada e não consigo fazer nada de jeito! Após procurar um pouco na Internet percebi que fazia imensas coisas que prejudicavam o meu sono!
E por isso vim partilhar convosco 6 dicas para dormirem melhor!

1. Evitar os 'azuis'.
Quando os olhos estão expostos à luz (emitida, por ex. pelos tablets, smartphones, computadores) o cérebro produz menos melatonina, hormona que induz o sono. O melhor é evitar os mesmos nas duas horas antes de ir para a cama. Se não puderes mesmo evitar, usa óculos especiais que filtram a luz ou reduz o brilho do ecrã.

2. Tomar banho.
Antes de adormecer há uma descida da temperatura corporal. Tomar banho ou duche aumenta artificialmente temperatura do corpo mas quando se sai da banheira há uma queda brusca da mesma, dando um sinal ao corpo de que está pronto para ir dormir.

3. Ficar longe das bebidas alcoólicas e outros estimulantes.

4. Distrair o cérebro.
Diz a ciência que adormecemos mais rápido se cansarmos o cérebro. Contar ovelhas pode ser uma opção mas recomendam-se outras atividades como fazer contagens decrescentes de 3 em 3 partindo do 100.

5. Fazer listas.
 Dormir é difícil quando há um problema que ocupa a mente ou se está focado na quantidade de coisas que se tem para fazer no dia seguinte. O melhor é antes de ir para a cama fazer um lista do que se tem para fazer e não pensar mais no assunto.

6. Enganarmo-nos a nós próprios
Queres adormecer? Tenta mantes os olhos abertos e ficar acordado! Estranho? A tentativa de ficar acordado é extremamente cansativa e ajuda a adormecer. Mas para que esta técnica resulte mesmo  não se pode fazer nada que desperte o cérebro. O objetivo é ficar apenas acordado de olhos abertos na cama, sem ler, sem ligar as luzes e sem televisão.

Espero que este post vos tenha sido útil!

9 comentários:

  1. Isto acontece-me imensas vezes e pior é que por não dormir começo a ficar irritada e aí é que não durmo mesmo. Faço algumas das coisas que dizes, como reduzir o brilho dos ecrãs e escrever listas... Já a última dica, essa não conhecia de todo :)
    Beijinho

    http://fashionunderconstruction.blogspot.pt/

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  2. Volta e meia isto acontece-me! Verdade que já me aconteceu mais do que agora mas quando acontece ainda é muito chato! Voltas e mais voltas na cama! tenho de deixar de tomar banho antes de ir para a cama e de ver tv e computador até à ultima também...apesar de me parecer muito dificil ehehe.
    Adorei o post, sempre super úteis e interessantes.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

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    1. Se calhar não expliquei muito bem, mas tomar banho antes de ir para a cama é bom devido à descida da temperatura!
      Beijinhos e ainda bem que o post foi útil!

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  3. Ótimas dicas :)

    http://agatadostenis.blogspot.pt/

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  4. Tenho insónias às vezes, geralmente quando estou com ansiedade. Tomar banho antes de ir para a cama ajuda-me bastante, mas as duas últimas dicas nunca experimentei. É bom saber que posso sempre tentar outras alternativas para dormir mais facilmente :)
    Beijinhos

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  5. Por acaso já conhecia algumas dicas haha :)

    http://mundodablue.blogspot.pt/

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  6. boas ideias, principalmente da lista. vou tentar colocar em prática, anda difícil dormir por aqui sem ajuda de remédios.

    abraço profundo.

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  7. O banho resulta. Mas agora tenho de experimentar as outras dicas. Obrigada por este post tão útil.
    Beijinhos
    http://missdreamer-blogger.blogspot.pt/

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