8 de outubro de 2016

Top3: Meus Livros Preferidos


O post de hoje é muito especial, pois é mais uma colaboração aqui do blog. Desta vez com uma bloger que admiro muito, a Dalila do blog Miss Melfe.
A colaboração consiste em cada uma de nós falar de 3 livros que a marcaram por algum motivo e quanto a mim tenho a dizer que não são livros assim muito, muito pesados porque eu sou muito sensível e não sei se aguentava ler esse género de livros!
Podem ver o post da Dalila AQUI. E quanto ao meu é só continuar a ler!...

O Mundo em que vivi


Sinopse: Neste livro, Rose uma jovem judia que viveu grande parte da sua infância com os avós, conta-nos a sua história: o quanto foi difícil abandonar os avós para ir viver com os pais e a passagem da adolescência para a vida adulta. Retrata ainda a vida de um judeu na 2ª Guerra Mundial.
Minha opinião: Acho que toda a gente deve ler pelo menos um livro sobre a 2ª Guerra Mundial, nem que seja um ''levezinho'' como este, que eu acho ideal para adolescentes, porque sinceramente duvido que um adulto vá achar o livro tão interessante. Eu li este livro à um ano (ou seja, tinha na altura 14 anos) e foi o primeiro livro que li sobre guerra em geral que até aí só tinha estudado na escola. Quando lemos tudo num diário de uma rapariga que descreve a sua vida acreditem que é bem diferente do que ler a descrição de uma guerra num livro de História!

A Filha do Pecado
Sinopse: Nascida na cidade de Cartum, no meio do deserto, Leila compreende desde cedo que não faz parte da sociedade sudanesa. Na escola, ela e a sua melhor amiga, Amal, são apelidadas de "filhas do pecado". O mais próximo que tem de um lar é um orfanato severo, onde partilha a sua solidão com outras crianças abandonadas. A sua irmã mais velha, Zulima, está casada com um homem muito mais velho, o que é por todos considerado uma sorte, uma vez que uma rapariga abandonada raramente consegue quebrar o ciclo de miséria. Quando fazem dez anos, Leila e Amal não têm direito a celebrar, são, sim, submetidas à mutilação genital.
Apesar de ser vítima de preconceito e considerada maldita pela sociedade, Leila é corajosa e consegue completar os estudos. Acaba por se casar, ter quatro filhos e divorciar-se, mas mesmo já adulta continua a viver o estigma do abandono. Na sua luta diária, continua a procurar a resposta para a pergunta: "Quem sou eu?"


Minha opinião: Se devemos informarmo-nos sobre os problemas do passado também não devemos deixar os do presente passar! Este livro retrata da melhor maneira que se possa imaginar a vida de uma criança abandonada ainda mais num país em desenvolvimento e sendo uma mulher. Mostra nos ainda que se lutarmos e nunca desistirmos conseguimos chegar longe. Aconselho mesmo a que leiam este livro, é dos melhores que já li!



Os Filhos da Droga


Sinopse: A história baseia-se nos relatos de uma adolescente chamada Christiane, que tinha apenas 13 anos quando fumou o seu primeiro ''charro'' e em menos de dois anos prostituía-se para pagar a sua dose diária de heroína.

Minha opinião: Ao ler este livro só pensava numa coisa: que nojo, como é possível alguém viver assim!?
Mas também nos apercebemos o quanto é fácil cairmos no mundo da droga e quão difícil é libertarmo-nos dele. E nos problemas que os distúrbios familiares podem provocar. É difícil de ler porque tem partes que pelo menos a mim me meteram muita confusão, mas é uma leitura que vale a pena e este livro sendo muito conhecido é facilmente encontrado em bibliotecas.

Se quiserem conhecer mais três bons livros não se esqueçam de passar no blog da Dalila!
Espero que tenham gostado do post de hoje e caso já tenham lido algum dos livros deixem a vossa opinião nos comentários, eu quero saber tudo!


14 comentários:

  1. Não li nenhum dos três, do último já ouvi falar imenso, o primeiro também já li sobre ele, o segundo desconhecia, mas parecem-me todos boas escolhas, vou tentar agarrá-los! ;)

    Beijinho e bom fim de semana

    Lina Soares
    https://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se leres não te vais arrepender, então o segundo tenho a certeza que vais adorar!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Como não sou muito de ler não conhecia mas adorei as novidades
    Beijinhos
    Giveaway Internacional
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Nunca li nenhum mas pelas tuas descrições e opiniões, pareceram me os 3 muito interessantes.
    Beijinhos e bom domingo 😉

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. desses 3, so li o ultimo e adorei!!

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Já tinha ouvida falar do livro o mundo em que vivi e os filhos da droga mas nunca o li pelo que parece, os filhos da droga parece ser um livro muito interessante.

    www.daysstyle.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Ainda não tinha ouvido falar desses livros, mas eles parecem ser bem interessantes, já estão na minha lista.

    Blog Marcy Moraes

    ResponderEliminar
  7. Não li nenhum dos teus três preferidos, no entanto há muito que tenho grande vontade de ler o último - os filhos da droga!

    Beijinhos, bom domingo :)
    http://gestoolharesorriso.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar