14 de janeiro de 2017

Uma lei a importar



Ainda não foi há muito tempo que em Portugal foi aprovada a lei que obriga a que os sacos de plástico sejam pagos em todas as superfícies, ao contrário do que acontecia anteriormente, onde na maioria das superfícies os sacos eram oferecidos e as pessoas abusavam levando o dobro ou o triplo dos sacos necessários sendo descartados uns dias, ou até umas horas depois. 


Em França, foi tomada a mesma medida, mas a atual ministra francesa da Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia achou que esta medida não era suficiente, por isso a França proibiu a venda de pratos, copos e talheres de plástico descartáveis. Contudo isto não significa o fim dos utensílios descartáveis em França! As empresas têm até 2020 para se habituarem a esta nova lei, sendo que nesse mesmo ano os pratos, copos e talheres descartáveis devem ser biodegradáveis e constituídos por 50% de material de origem vegetal. Em 2025, os mesmos materiais devem ser constituídos por 60% de material de origem vegetal! 

Agora muita gente deve estar provavelmente a achar esta lei (ou estas leis considerando também a dos sacos de plástico) totalmente desnecessária. 
Devem de estar a perguntar-se: ''Qual é o mal de usarmos pratos, talheres e copos de plástico de vez em quando num piquenique ou numa festa?'', o problema é que só em França, em 2015 foram descartados 4,7 biliões de utensílios de plástico, sendo que apenas uma pequena quantidade foi reciclada.
Segundo os dados da Associação de Saúde Ambiental da França, são deitados ao lixo 150 copos de plástico por segundo e apenas 1% é reciclado! 


Agora imaginem a quantidade de lixo, principalmente de plástico, que colocamos no solo todos os dias! 

Se era necessário tomar estas medidas? Não, mas visto que é bem mais fácil as pessoas reduzirem o uso de sacos de plástico obrigando-as a pagá-los do que sensibilizá-las do seu impacto na natureza e da importância da reciclagem, visto que ninguém toma a iniciativa de substituir o plástico por materiais biodegradáveis, o governo aprova estas leis! 

Tudo seria bem mais fácil se as pessoas compreendessem a importância de protegerem o seu planeta, assim em vez de gastarmos tempo a criar medidas ambientalistas podíamos antes criar medidas que promovessem a igualdade de género, que ajudassem a diminuir a pobreza, que reduzisse o número de analfabetos e que melhorassem a assistência médica. 
Mas antes de tudo isto temos de preservar o nosso planeta pois não vale a pena defendermos as causas que falei acima se não temos um planeta onde possamos viver. 

Resta-nos esperar para ver se mais países aprovam esta ou outras leis com o objetivo de proteger o nosso planeta. Porque é este género de coisas que Portugal devia importar! 

Porém há quem esteja contra pois diz que a lei viola as regras da União Europeia sobre a livre circulação de mercadoria. Como sempre os motivos económicos falam sempre mais alto do que os motivos ambientais. 

E vocês, o que têm a dizer sobre este assunto?

9 comentários:

  1. Eu acho alarmante a quantidade de lixo que produzimos por dia!
    Gostei dessa medida adotada em França, acho que deviam fazer o mesmo em Portugal.
    Adorei este post!
    dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenhas gostado, e realmente a quantidade de lixo que produzimos é assustadora!

      Eliminar
  2. Acho que é uma excelente iniciativa e a lei devia ser implantada cá em Portugal também! Não fazia mal a ninguém, bem pelo contrário :)
    LA VEINE

    ResponderEliminar
  3. Acho que deviam fazer cá também
    adorei o post
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Seria uma ótima iniciativa em Portugal, concordo plenamente contigo!

    Passa pelo meu blog, tem sorteio lá<3
    www.al-duque.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. para alem de tudo isso o UK vive de embalagens de takeaway que matam o mundo :(

    http://sramliberdadenegra.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é verdade, vivemos na sociedade do descartável :/ Esperemos que mais países abram os olhos e tomem mais medidas a fim de acabar com isso!

      Eliminar