1 de março de 2017

5 Dicas básicas para reduzir o lixo


Já pensaram que após deitarem o vosso lixo no caixote ele simplesmente não desaparece? O lixo vai para aterros e demora anos a desaparecer, já para não falar que os terrenos onde são depositados os detritos ficam inutilizáveis para construção e agricultura. Visto que o ser humano produz em média 300 quilos de lixo por ano, imaginem só a quantidade de lixo que colocamos no solo!
Se queremos proteger o nosso planeta, o que é o nosso dever, devemos então reduzir a quantidade de lixo que produzimos!

Hoje venho falar-vos de 5 medidas para reduzirem o lixo, são medidas simples mas se várias pessoas as puserem em prática podem fazer a diferença!

1. Reciclem! Esta é aquela dica que toda a gente já ouviu falar, mas agora vou fazer-vos uma pergunta: vocês reciclam? Pois, aí é que está o problema! Todos nós ouvimos falar na reciclagem, todos nós sabemos que devemos reciclar para proteger o nosso planeta, mas ninguém recicla! Eu acredito que se uma criança for educada a reciclar desde nova quando crescer reciclar para ela vai ser uma coisa normal, tal como é para nós natural que temos de tomar banho, lavar os dentes, etc. A educação é a base de tudo!

2. Substituir os pacotes de açúcar por um açucareiro. Eu não disse que eram medidas simples?
Ao utilizarem o açucareiro vão usar apenas a embalagem de papel do pacote de açúcar que podem reciclar enquanto se usarem os pacotinhos vão utilizar a embalagem onde vêm os pacotinhos e ainda o papel dos pacotinhos. O que é totalmente desnecessário!


3. Utilizar guardanapos e lenços em pano e não os habituais em papel. Os guardanapos e os lenços de papel não podem ser reciclados, logo têm de ser colocados no lixo e sendo papel levam os bons anos até desaparecerem. Se usarmos antes em papel podemos lavar e reutilizar várias vezes!

4. Não utilizem copos, talheres e loiça de plástico descartáveis. Prefiram usar tudo em vidro, ou então usem aquele plástico mais resistente que pode ser utilizado várias vezes, se bem que o ideal é mesmo o vidro.

5. Prefiram os produtos que não vêm embalados. Por exemplo, ao comprarem morangos optem por comprar a granel levando já um saco de casa que pode utilizar várias vezes em vez daqueles que vêm já embalados, para além de reduzir o lixo vai ainda poupar dinheiro pois os produtos embalados são por norma mais caro.

Espero que tenham gostado e que sigam estas dicas para poderem reduzir o vosso lixo!

26 comentários:

  1. Adorei o post, e sensibiliza sem dúvida para minimizar a poluição.
    Obrigada
    Beijinhos
    https://a-carlota.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Apenas há uma coisinha da "lista" que não faço em casa, mas vou falar disso em casa, eheh
    Beijinhos,
    BabyLú
    http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Adorei cada dica tua algumas já faço
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Olá. Gostei de conhecer o teu blog. As tuas dicas para reduzir o lixo são muito interessantes. Beijinhos

    http://dailyprinces.blogspot.pt//

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenhas gostado do blog e do post!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. É verdade, não damos a devida importância ao lixo que fazemos e com isso só prejudicamos o nosso planeta. Um post muito importante e do qual gostei muito!

    Beijinhos
    http://aestilografa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Acho super legal ter essa consciência.
    Um beijo e sucesso.

    www.esteticando-se.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas não basta achar legal eu ter esta consciência porque isso não vai ajudar em nada! Por outro lado, você e as outras pessoas que leram este post deviam mudar os seus hábitos, pois foram informadas sobre o quão prejudiciais são e como podem mudá-los! Deviam retirar alguma informação deste post e não ficar a achar que sou boa pessoa (ou que sou legal) por ter consciência que devo fazer algo para salvar o planeta onde vivo!

      Eliminar
  7. Muito bom post! Pratico todas as dicas, exceto a dos guardanapos :D
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu sei que muita gente não o faz, porque provavelmente também é a dica mais dificil de seguir!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Muito bom post...é sempre bom ler este tipo de posts, pois nunca é de mais sensibilizar as pessoas para este assunto. Very nive Vera ;).
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, nunca é demais sensibilizar as pessoas! Beijinhos

      Eliminar
  9. Cá em casa temos muito essa preocupação. Uma coisa que me irrita imenso é a carne/peixe embalados. Ainda hoje tive essa conversa na peixaria do Pingo Doce. Costumam ter umas porções de salmão que aprecio muito, mas insistem em colocar cada uma delas num tabuleiro separado porque têm de ser vendidas à unidade. Perguntei uma vez mais e desisti de trazer o salmão porque é um disparate vir com 4 ou 5 tabuleiros de esferovite quando as porções cabiam todas num.

    Beijinho <3

    Lina Soares
    Trinta por uma linha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se fosse só no Pingo Doce, menos mal, o problema é que acontece em praticamente todas as grandes superfícies! E em algumas é com todo o peixe e não só com alguns como o salmão. Para além de caberem todas as postas num tabuleiro, é totalmente evitado o esferovite pois o peixe ia muito bem dentro de um saco que é como fazem em peixarias mais pequenas!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Por acaso sou muito consciente desse aspecto. Sempre reciclei e até tenho cuidado com o lixo que produzo :)

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom saber que cada vez há mais pessoas que se preocupam com estes aspetos <3

      Eliminar
  11. Aqui na minha cidade existe reciclagem mas não tem incentivo de como fazer de modo correto, meu esposo diz que o povo só vai se preocupar com isso quando tiver multa ou coisa parecida.
    Bjoo

    Tiemi
    RoseBoxBlog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acho que o seu esposo tem razão, para as pessoas, salvar o planeta em que vivem não é um motivo suficientemente bom para reciclarem!
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Sem dúvida alguma :D Por acaso tenho aqui uma em tecido que estou muito curioso por testar. Vamos lá ver como se sai :P É com as de argila que vejo mais resultados, para te ser sincero :D

    Gostei imenso das dicas. Sem dúvida que há pequenas coisas que fazem total diferença :D

    NEW REVIEW POST | All About My Concealer Collection.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  13. ótimas dicas! Cá em casa fui eu que introduzi a reciclagem quando andava na escola primária ainda haha

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em casa também fui eu devido a uma palestra que assisti na escola, porque felizmente já se fala um pouco sobre isto nas escolas, pena que nem todos os alunos façam como nós ou que nem todos os pais ouçam os seus filhos quando estes estão apenas a tentarem ser bons cidadãos :)

      Eliminar