19 de abril de 2017

Livro e filme: Nómada


Já não é novidade para vocês que eu traga a review de um livro e do filme nele baseado, aliás podem consultar posts do género sobre A 5ª Vaga (aqui) e sobre Viver depois de ti (aqui).
Mas hoje chegou a vez de Nómada (em inglês The Host e em português do Brasil A Hospedeira) de Stephenie Meyer, exato, a autora da tão conhecida saga Twilight, mas desengane-se quem acha que a história tem alguma coisa a ver com vampiros ou lobisomens!

Sinopse: Melanie Stryder recusa-se a desaparecer. 
O nosso Mundo foi invadido por um inimigo invisível. Os Humanos estão a ser transformados em hospedeiros destes invasores, com as suas mentes expurgadas, enquanto o corpo permanece igual e a vida prossegue sem qualquer mudança aparente. A maior parte da Humanidade não consegue resistir. 
Quando Melanie, um dos poucos Humanos ''indomáveis'', é capturada, ela tem a certeza de que chegou o fim. Nómada, a Alma invasora a quem o corpo de Melanie é entregue, foi avisada sobre o desafio de viver no interior de um humano: emoções avassaladoras, excesso de sentidos, recordações demasiado presentes. Mas existe uma dificuldade com que Nómada não conta: o anterior dono do corpo combate a posse da sua mente. 


Nómada esquadrinha os pensamentos de Melanie, na esperança de descobrir o paradeiro da resistência humana. Melanie inunda-lhe a mente com visões do homem por quem está apaixonada - Jared, um sobrevivente humano que vive na clandestinidade. Incapaz de se libertar dos desejos do seu corpo, Nómada começa a sentir-se atraída pelo homem que tem por missão delatar. No momento em que um inimigo comum transforma Nómada e Melanie em aliadas involuntárias, as duas lançam-se numa busca perigosa e desconhecida do homem que amam.


Bom, e agora vocês devem estar a pensar: típico livro sobre uma invasão alienígena em um deles se apaixona por um humano!
Mas mais uma vez estão enganados! Esqueçam a destruição e a guerra provocadas por todas as invasões extraterrestres dos livros. 
Os seres invasores, conhecidos por Almas, já conquistaram vários planetas  e agora invadem a Terra de modo a torná-lo num lugar perfeito. Acabaram-se as guerras, as diferenças sociais, os problemas ambientais, a fome, a pobreza, o ódio, enfim estas almas continuaram a viver como humanos, aproveitando as maravilhas do planeta Terra mas reformaram-no de modo a torná-lo melhor.
Este livro transmite-nos a mensagem de que temos um planeta tão belo porque temos de insistir em destruí-lo? Se temos o amor porquê fomentar o ódio? Porque havemos de fazer o sofrer o outro? Para quê matarmo-nos uns aos outros? Abram os jornais e vejam as atrocidades que os humanos provocam todos os dias, e para quê tudo isto quando podíamos simplesmente viver em harmonia?


Outra grande lição que o livro nos dá é que nós, humanos, podemos até ser invadidos por extraterrestres e eles podem ser mais desenvolvidos que nós, mas há uma coisa que eles não podem controlar: os nossos sentimentos, em especial o amor.
Tudo isto para dizer que eu gostei imenso do livro, das mensagens que ele transmite e da escrita da autora, apesar de não ter gostado tanto de alguns pormenores, como certos episódios e certos personagens, mas no geral eu gostei.



E então o filme!? 
Também gostei, é óbvio que o livro é melhor são sempre mas isso não significa que o filme seja mau.
Na verdade, foi muito bem adaptado e os cenários estão incríveis, aconselho mesmo a que vejam para quem não gosta de ler!

Já alguém viu ou leu? Contem-me tudo!

5 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas a história parece ser muito interessante!! :)
    www.styledays.pt

    ResponderEliminar
  2. Já vi o filme e até gostei. No entanto, por causa de já saber a história não estou com grande vontade de ler o livro para ser sincera, e também o tamanho não ajuda nada... ;D , mas ainda bem que gostaste!

    FOX WHISPER

    ResponderEliminar
  3. Já conhecia e adoro! Tenho de voltar a ler e vou ver o filme que ainda não vi :)

    Beijinhos,
    Melissa Sousa
    Fui ao cinema #3

    ResponderEliminar
  4. Já ouvimos falar mas nunca lemos o livro nem vimos o filme. Parece interessante :)
    Beijinhos**
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia este filme mas parece ser um daqueles que vou adorar :D
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar