12 de abril de 2017

O que posso fazer para evitar o aquecimento global?


Num mundo em que cada vez mais se fala sobre desenvolvimento sustentável e cada vez menos se faz para o concretizar cabe a cada um de nós tomar medidas e mudar hábitos para contribuirmos para um mundo mais sustentável.
Vamos deixar-nos dos típicos pensamentos Uma pessoa não faz diferença! ou Eu não posso fazer nada! e vamos começar a agir! Porque há muita coisa que nós podemos fazer!

Vamos começar por nos informarmos sobre o assunto. O aquecimento global é muito complexo e há muita coisa que não sabemos sobre o mesmo. Vamos deixar o senso comum de parte e vamos começar a pesquisar para nos tornarmos pessoas esclarecidas e informadas. Para este fim aconselho-vos a verem o documentários ''Uma verdade inconveniente'' em que estão recolhidas várias palestras de Al Gore, onde ele explica t-o-d-a-s as consequências dos problemas ambientais na nossa vida, e depois de o vermos é impossível não nos sensibilizarmos sobre o assunto e não pensarmos que temos de fazer alguma coisa para reverter esta situação, pois apercebemo-nos da quantidade de problemas no nosso dia a dia que são causados pelo acontecimento global.

Após estarmos bem informados sobre o assunto temos a obrigação de espalhar a palavra, ou seja, dialogarmos com os outros, explicar o que sabemos e ouvirmos o que os outros têm para dizer.

Outra coisa muito importante é informarmo-nos sobre os partidos políticos que defendem causas ambientais, no meu caso ainda não posso votar mas os que podem devem votar conscientemente e de forma informada, votar no que realmente será possível de concretizar e no que defende o melhor para toda a sociedade. Não nos que dizem que vão aumentar o ordenado mínimo e as reformas sem aumentar os impostos (como se fosse possível, até porque o dinheiro até cai do céu).

E que mais podemos fazer?
Para evitar o aquecimento global é necessário reduzir as emissões de dióxido de carbono, e quanto a isto podemos fazer muita coisa!

Podemos começar por reduzir o consumo de energia: desligar da corrente o que não está a ser utilizado, andar a pé nos pequenos percursos em vez de utilizar o automóvel, isolar os edifícios convenientemente de modo a evitar perdas de calor e otimizar os sistemas de aquecimento, e acho que não preciso de continuar porque já todos nós conhecemos estas ''regras'' só precisamos de pô-las em prática!
E reduzir o consumo de energia porquê!? Porque grande parte da energia que chega até nós provém de fontes de energia não renováveis e extremamente poluentes. E aqui que também podemos atuar: e se optarmos por utilizar fontes de energia renováveis? Podemos por exemplo colocar painéis solares nas nossas casas, aliás este é um dos meus objetivos quando um dia tiver a minha própria casa!

Podemos preferir ir a pé a irmos de carro nos pequenos percursos, mas, e nos percursos mais longo? É por isso que devemos optar por carros elétricos, para além de serem bem menos poluentes ainda são mais económicos.


E agora, alguns de vocês, os mais conformados, devem de estar a pensar É facil falar! ou Ainda é jovem não sabe nada, pensa que pode mudar mudar o mundo! Pensem como quiserem, o aquecimento global é real, já começou e dificilmente pode ser revertível, podemos tomar medidas para mudar isto que em nada nos prejudicam (só nos beneficiam) então porque não havemos de o fazer? Pensem nisto...

5 comentários:

  1. Adorei este post, gostei muito da iniciativa e vou sem dúvida ver esse documntário.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adorei bastante a tua partilha
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Este post é tão, mas tão importante! É uma óptima iniciativa!!

    Seguimos o blog :)
    Beijinhos*
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  4. Eu tento fazer o meu papel o máximo possível no que toca a poupar energia, até porque a educação que tive até mesmo na escola, sempre foi o de poupar energia e tentar ajudar o planeta como conseguirmos. Gosto imenso deste tipo de iniciativas e também gostei do teu post em específico, é uma mensagem que mais de nós deveria partilhar diariamente.
    www.littlewonderlandxo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Muitas pessoas não tem noção do quão importante é tentar reduzir o aquecimento global!

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar