O que é o feminismo?

By Vera Marques - 17 agosto


Se no último post vos falei de uma série incrível em que um dos temas é o empoderamento feminino hoje venho falar-vos de um assunto um pouco polémico: o feminismo.
E porquê polémico? Porque muitos não sabem o verdadeiro significado da palavra, julgam sem saber e passam uma má imagem do movimento.
Então mas afinal o que é o feminismo?

O feminismo luta pela igualdade social, ou seja, o feminismo defende que os dois sexos têm igual importância devendo por isso ser tratados de forma igual. Ao contrário do que possam pensar o feminismo não é o contrário de machismo. O machismo defende que o homem é superior, enquanto o feminismo defende a igualdade. 
Provavelmente se o movimento tivesse outro nome não geraria tanta polémica, mas então porque é que o movimento se dá pelo nome de feminismo? A resposta é simples: porque luta a favor dos direitos e emponderamento das mulheres porque os homens já possuem os seus direitos garantidos e para que haja igualdade o feminismo pretende que as mulheres tenham esses mesmos direitos.
E eu podia passar aqui o meu dia inteiro a tentar explicar-vos o feminismo e o que defende mas nunca o faria tão bem como a Emma Watson no seu discurso para a ONU, portanto deixo abaixo o vídeo para vocês poderem ver, e garanto que em apenas uma dúzia de minutos vocês vão entender bastante bem o que é o feminismo:


Percebem agora a importância de sermos feministas? E se a palavra feminismo vos causa tanta confusão, entendem agora a importância de defendermos a igualdade de género?
Não é importante só para as mulheres mas também para os homens. Porque a igualdade de género é também o pai ter a mesma importância na vida de uma criança que a mãe. É também o homem poder expressar os seus gostos/sentimentos sem ter medo que isso os torne menos homens aos olhos dos outros.

Tenho pena que a maior parte das pessoas tenha uma ideia errada do feminismo, que haja mulheres que não entendam o seu significado, e que usam o nome do movimento de forma errada e apenas para se livrarem das suas frustrações. E que hajam homens que não entendem que o feminismo é só para mulheres mas que ao defender a igualdade de género é benéfico para ambos os sexos.

Espero que este post vos tenha ajudado ajudado a entender melhor o que é o feminismo, e que agora que estão informados sobre o que realmente é o feminismo não repudiem este movimento. E se vos fizer muita confusão o termo feminismo, não é o nome que importa, mas sim o que defendemos: a igualdade de géneros
Caso queiram saber mais sobre aconselho-vos a ver os vídeos da Victoria Ferreira, ela é ótima a explicar e tem vários sobre o assunto como vocês podem aqui.

  • Share:

You Might Also Like

10 comentários

  1. Concordo! :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Nao sou feminista, sou feminina :) Sou adepta da igualdade de direitos, não somos nada uns sem os outros, ah e adoro a Emma Watson :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  3. I'm proud to be a woman ho haves her own opinions and stadars in a man driven worls. This is a very importan topic to post on any blog.I follow you,can we follow each other?

    https://elogiosamislocuras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Sou a favor de as mulheres terem os mesmos direitos que os homens... há muito boa gente que pensa que o feminismo defende que as mulheres são superiores aos homens, o que está errado :)

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Faço minhas as tuas palavras! Este post resume muito bem aquilo que deveria ser o feminismo!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Mas que excelente post, nunca é demais a informação...
    xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Impressionada com este discurso da Emma...
    Obrigada Vera, por me apresentar este vídeo e suas ideias!!!

    ResponderEliminar
  8. Sou sem dúvida feminista!!
    E a Emma é fantástica, melhor não há!
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  9. Realmente é triste quando vemos alguém opinar sobre o feminismo, mas depois caem no erro de afirmar que este defende a superioridade da mulher...
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar