10 de setembro de 2017

Dicas de estudo (e não só) para todos os alunos


Se estás agora a iniciar mais um ano escolar, então este post é para ti! Nele dou várias dicas que me têm ajudado a não stressar e alcançar bons resultados. Vale a pena que reforçar que uma das coisas mais importantes para sermos alunos de sucesso é sermos organizados, então passem neste post aqui que tem várias dicas de organização, enquanto no post de hoje temos dicas sobre tudo um pouco!

1. Coloquem o vosso horário como foto de fundo do vosso telemóvel. Bem mais simples do que ter de desbloquear o telemóvel, abrir a galeria e procurar a imagem do horário agora no início do ano quando ainda não sabemos de cor!


2. Façam a mala no dia anterior. Eu sei, todos sabemos esta mas nunca é demais relembrar! Nada pior do que estar de manhã à pressa à procura de tal livro ou de tal caderno. E quando falo em preparar a mala pronta falo também em saber onde está o passe do autocarro e cartão da escola, porque, vamos ser sinceros, quem nunca se atrasou porque não sabia onde os tinha deixado?



3. Tenham um bloco de notas/agenda para apontar tudo. Desde trabalhos de casa, testes, coisas que vão ser necessárias para a aula seguinte, etc. Muito mais simples e eficaz do que abrir caderno a caderno para ver do que precisamos.

4. Fazer resumos da matéria à medida que vão dando. Aconselho a fazer no dia em dão a matéria, sei que é difícil nos dias mais preenchidos, mas tentem começar a fazer os resumos assim que dão a matéria e não deixar para a última semana antes do teste. Por vários motivos: vão aprendendo a matéria aos poucos, não se vão esquecer tão facilmente, os resumos vão ficar mais pormenorizados porque ainda se lembram do que o professor explicou, não acumulam tantas coisas para a época de testes. Pelo menos comigo funciona bastante bem, assim vários dias antes de um teste já tenho os resumos prontos e consigo lê-los mais vezes.

5. Estudar pelos livros e não só pelos resumos. Sim, eu faço praticamente sempre resumos, ainda assim também estudo pelos livros. Sei que há pessoas que se limitam a pegar no livro para fazer os resumos e depois não voltam lá. Mas eu aconselho a lerem várias vezes a matéria no livro. Porquê? Simples, porque nos resumos está o essencial que vocês precisam de saber mas para entenderem, para interligarem matérias e para verem exemplos precisam do livro.



6. Usar post it. Aqueles papelinhos coloridos que colam são o nosso melhor aliado! Podem ser usados para marcar matérias nos livros e nos cadernos (muito útil para sabermos onde estão os nossos apontamentos sobre tal matéria). Mas podem também ser colocados para delimitar as partes que já estudámos/resumimos ou aqueles post it maiores podem ser colados nos livros para colocarmos notas ou fazer exercícios sem escrever nos livros!

Já conheciam as dicas? Vão metê-las em prática?

9 comentários:

  1. Tento sempre fazer a mala (no meu caso a pasta) no dia antes para não me esquecer de nada essencial, mas desde que estou na Universidade os post its servem é para escrever toda a matéria e complementar os esquemas que tenho de saber!
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
  2. Nossa tens ai umas boas dicas
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Hi! Great post!
    I just discovered your blog and I keep following it, would you follow me back?
    http://serendipia-aazul.blogspot.com.es/

    Have a nice day!

    ResponderEliminar
  4. Adorei as dicas! A única coisa que tenho de melhorar é a dica nº4. Costumo fazer os resumos todos nas épocas de testes. Tenho boas notas, mas confesso que acumular as matérias para estudar e os resumos todos para a mesma altura é muito complicado e quase fico sem tempo para fazer as coisas que gosto.
    Beijinhos <3

    MARY WITH LOVE

    ResponderEliminar
  5. Tens aqui ótimas dicas! Já usava algumas delas, por exemplo, o ter um bloco para apontar tudo é super útil! Eu prometo todos os anos a mim mesma que vou começar a fazer resumos assim que dou a matéria, mas isso dura uma semana, nunca pega, mas a verdade é que dá muito jeito!
    Gostei muito do post, é bastante útil!
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Adorei as dicas!!! Uso imenso a dos resumos <3

    Beijinhos
    Cloud World

    ResponderEliminar
  7. Very useful Tips, i really like 1st one, set your schedule as background of your phone, great idea!!
    I am following you, hope you follow me back.
    https://clickbystyle.blogspot.in/

    ResponderEliminar